A Activision anuncia um mimo gordo para os fãs, e a gente se pergunta: será que a nova era do Black Ops vai finalmente nos dar um descanso do grind?
Amigo gamer, senta que lá vem história. Desde que o Battle Pass virou moda e transformou a nossa vida de jogador em uma espécie de segundo emprego não remunerado, a gente se acostumava com a ideia de ter que ralar para desbloquear aquela skin de Operator que a gente nem vai usar, mas que “um dia pode ser útil”. A rotina era a mesma: depois do expediente, era hora de bater o cartão em Verdansk ou Shipment, encarar a noite de grind com um copo de café ao lado e a alma já cansada. Era um ciclo de amor e ódio com a Activision, onde eles nos davam um jogo, e nós devolvíamos nossas horas de vida.
Mas, como um raio em um dia de sol, surgiu uma notícia que deixou o mundo de Call of Duty de queixo caído. A galera da Insider Gaming, que tem mais contatos do que o 007, vazou que a Activision está preparando um pacote gordo de mimos para os jogadores de Call of Duty: Black Ops 6 e, de quebra, para quem ainda vive em Warzone. E não estamos falando de um simples token de XP, não. Aparentemente, todos os jogadores vão receber 20 Tier Skips do Passe de Batalha, junto com uma tonelada de tokens de XP dobrado, para jogador, para armas e para o próprio Passe.
Vinte pulos de Tier, gente! Vinte! Isso é como se a Activision chegasse e dissesse: “Olha, a gente sabe que a vida é curta e o Battle Pass é longo, então toma essa ajuda de custo e vai viver um pouco!”. É o tipo de presente que faz você se perguntar se o Papai Noel realmente existe. Ou se, na verdade, os executivos de terno da Activision ficaram com a consciência pesada depois de tantos anos de “grind eterno”. A gente já viu alguns mimos aqui e ali, mas 20 Tier Skips de uma vez é o equivalente a um milagre no universo dos games como serviço. É o tipo de coisa que te faz desconfiar. O que eles estão escondendo? Qual o preço da liberdade?

Para entender a magnitude disso, a gente precisa voltar um pouco no tempo. O sistema de Passe de Batalha se tornou o pilar de monetização de muitos jogos online. A promessa é sedutora: pague uma vez e desbloqueie um arsenal de itens cosméticos, skins e até mesmo novas armas, simplesmente jogando. O problema é que, com o tempo, o grind se tornou cada vez mais pesado. A progressão, que no começo era fluida e divertida, virou um verdadeiro teste de paciência. A gente terminava o trabalho às seis da tarde e começava o “segundo trabalho” de upar o Passe de Batalha até a meia-noite, só para não deixar a grana investida ir para o ralo. A sensação de ter que jogar para “não perder” era mais forte do que a de jogar por pura diversão.
E a Activision, com esse anúncio, está mexendo com as nossas emoções de uma forma que a gente não esperava. É como se eles estivessem dando um passo à frente, dizendo que a experiência do jogador importa mais do que o grind. Ou, pelo menos, é o que eles querem que a gente pense. Talvez seja um movimento estratégico para reconquistar a base de jogadores que se sentiu exausta com a rotina de grind insana. Talvez seja um sinal de que Black Ops 6 vai ser tão bom que a Activision tem certeza de que a gente vai querer jogar mesmo sem ter que se preocupar com a barra de XP do Passe de Batalha.

E, falando em coisas que nos fazem querer jogar, as informações que vêm surgindo sobre o Black Ops 6 parecem saídas de um sonho febril. A Treyarch, estúdio responsável pelo jogo, prometeu revolucionar a jogabilidade com o que eles chamam de Omnimovement. Pra quem é das antigas, a gente só podia correr para frente. O recuo era lento e desajeitado, e o slide era praticamente a única forma de se mover com agilidade. Mas o Omnimovement muda tudo. Agora, você pode correr em qualquer direção, se jogar no chão em um mergulho cinematográfico, virar o personagem e continuar atirando, tudo isso de forma fluida e sem perder o ritmo. É como se o seu personagem tivesse acabado de se formar na academia do John Wick. É uma promessa de agilidade e controle que pode mudar a forma como a gente joga, transformando as gunfights em um balé frenético de tiros e manobras.
E não para por aí. Para o alívio de muitos veteranos, o sistema de Prestige também está de volta. Lembram de quando você chegava no nível máximo e tinha a opção de resetar tudo para ganhar um emblema exclusivo e mostrar pra galera que você era um jogador sério? Aquele orgulho de ver seu emblema de Prestige Master brilhar era inigualável. Em Black Ops 6, o sistema retorna, mas com uma pequena e crucial diferença: embora seu nível seja resetado, o progresso das suas armas continua o mesmo. Ou seja, você não vai precisar upar de novo a sua querida MP5 do nível 1. Um alívio para a alma e para o coração. Além disso, cada vez que você entra em um novo Prestige, você ganha um “token de desbloqueio permanente”, que te permite usar uma arma ou equipamento que você queira, mesmo que ela esteja em um nível alto. É a liberdade que a gente sempre quis, e a garantia de que não vamos passar horas upando a mesma arma de novo.

O que a Activision parece estar fazendo com Black Ops 6 é uma mistura de novidade com nostalgia. Eles estão nos dando o que a gente sempre pediu (movimentação fluida e um sistema de Prestige de verdade), e estão nos presenteando com algo que a gente nem sabia que precisava (20 Tier Skips de graça!). E essa última parte é a mais surpreendente. É o tipo de atitude que pode reconstruir a confiança dos jogadores na marca, que andava meio abalada com as polêmicas de microtransações e o grind sem fim.
Talvez, só talvez, a Activision tenha entendido que o melhor marketing não é uma propaganda cara com atores famosos, mas sim um gesto de respeito e valorização ao seu público. Um gesto que diz: “A gente sabe que vocês se dedicam aos nossos jogos, então toma aqui uma folga”. É uma mudança de paradigma que, se for confirmada e mantida, pode ser o início de uma nova era para a franquia. Uma era em que o jogador é o protagonista, e não a carteira dele.
E a gente, que está do lado de cá, só pode esperar para ver se a promessa vai ser cumprida. Se a gente vai poder desfrutar de um Passe de Batalha sem a ansiedade de ter que jogar todos os dias para desbloquear tudo. Se o grind vai ser uma escolha, e não uma obrigação. E, se o jogo for tão bom quanto promete, talvez a gente nem use os Tier Skips, porque a diversão de jogar já vai ser o suficiente.
Deixe nos comentários abaixo: Na sua opinião, essa “ajuda” da Activision é um sinal de respeito aos jogadores ou apenas uma forma de te fazer comprar o jogo?