Quando eu vi DogWalk na STEAM, achei que era só mais um “walking simulator de cachorro” bonitinho. Mas não, fui surpreendido!, o jogo entrega uma experiência que combina simplicidade, afeto e uma engenhosidade artística convincente. Você acaba ¨pensando¨ no que um cachorro de verdade faria, porém, num mundo de papel e zero cobrança no ¨jogar bem¨, então, coloque o seu Headset e relaxe.
Pequeno, mas com Gestos Grandes

DogWalk é um jogo indie distribuído gratuitamente para PC, e desenvolvido com Blender e Godot (softwares open source). Nós sabemos de uma coisa, quem sabe desenvolver games nessas ferramentas, consegue fazer um bom trabalho, e por ser gratuito, era um sinal de que valia a pena eu dar um olhada.
Lançado em 11 de julho de 2025, ele te coloca no papel de um cachorro, que tem a tarefa de guiar uma criança numa floresta nevada em numa jornada tranquila, para encontrar enfeites de boneco de neve. estranho né? mas funciona.
Um Mundo de Papel

Logo nos primeiros minutos, você percebe que DogWalk não quer ser um jogo que se prende apenas nos gráficos bonitos, sentimento esse que tive com Caravan Sandwitch. Ele na verdade é um ¨mini tesouro¨ artesanal. As árvores parecem ser de cartolina, as folhas ondulam como páginas de livros, o gelo estala sob as patas, você percebe que tudo é feito com carinho e atenção. A ambientação visual é tão entregue que às vezes parece que você vai tocar aquilo e sentir o vinco do papel.
E funciona! ao invés de uma interface cheia de ícones, o jogo utiliza da mescla de leitura do ambiente e mecânicas integradas. O mapa é um cartaz colado no cenário, não é uma tela flutuante ou uma bussola em cima da tela, o que traz imersão ao game.
Outro destaque é a coleira que conecta o doguinho à criança. Às vezes você corre, e o pequeno, coitado, cai ou se arrasta pra te acompanhar, chega a ser engraçado algumas vezes, e você pode parar, dar carinho, lamber para consolar. É um tipo de interação que só quem teve um animal de estimação sabe como é, isso me lembrou da minha infância onde meu cachorrinho de estimação sempre aparecia quando eu estava triste, e ele se deitava no meu colo, parecendo querer me acalmar.
Pequeno Deslize e Livre Exploração

Claro, nenhum jogo é perfeito. um dos trechos que foi criticado é quando atravessamos o lago congelado. A movimentação escorrega demais, e controlar exatamente onde a criança ou o cachorro vai parar é meio frustrante, se torna imprevisível. Mas isso comparado no geral, é pequeno, todo jogo tem essas fases mais estressantes.
Sobre a Exploração, recomendo explorar sem pressa, você tem grande liberdade para isso e como o game é muito curto, sério, bem curto, dependendo da sua jogatina você termina em 20 minutos ou menos, então relaxe, e aprecie os pequenos segredos escondidos nos cantos da floresta de papel!
Por que DogWalk vale a visita

Para quem trabalha ou estuda em casa, e não tem tempo para jogos grandes, ele é perfeito, vai te acalmar do estresse e ainda te sobra 30 minutos do almoço!
É gratuito no PC, então dá pra dar uma chance sem se preocupar!
Explora um estilo visual artesanal e original: textura de papel, dobraduras, ambientes minimalistas com personalidade.
Adota uma jogabilidade “relax”, sem falhas rígidas, sem contagem de tempo, sem pressão, caminhe, admire, interaja.
Pra quem gosta de Pets, a relação entre cachorro e a criança vai te fazer sorrir, e sentir um calorzinho no coração!

E então, o que achou? gostou da indicação? tem algum outro Indie pra recomendar? comenta ai! não importa a data de lançamento! vamos divulgar o CENÁRIO INDIE!