Desenvolvido pela Made Up Games e lançado no final de 2024, Pine é uma linda surpresa, mesmo sendo curto, o jogo consegue contar sua história sem precisar de uma linha de diálogo. Claro, não é inovador, mas é feito de forma incrível
Uma História Dificil de lidar

Um aviso necessário para quem estiver interessado no game: se você está ou já passou por um luto de um ente querido, tome cuidado com este game pois pode gerar gatilhos emocionais, o fazendo não terminar, mas também pode o ajudar!
A História fala sobre um marceneiro que mora sozinho em uma cabana localizada numa clareira, onde está passando por um pesado processo de luto de sua esposa, e você, tem que o ajudar a fazer tarefas do dia a dia, como capinar, pegar lenha, água e cuidar da horta, e todo esse cotidiano traz para o personagem, lembranças, sejam elas felizes e tristes de sua amada.
Sobre a Gameplay

A gameplay é simples: baseia-se em alguns minigames que envolvem clicar, arrastar e assistir. Por viver do que “planta”, o jogo, mesmo sendo curto, pode parecer repetitivo. Porém, para quem está ou já passou por um processo de luto de alguém importante, entende o porquê dessa narrativa mais lenta e contemplativa. Sua animação é linda e autoral; por ser desenhada à mão, o jogo lembra até alguns curtas animados.
Duração e Rejogabilidade
Infelizmente, é o tipo de jogo que você jogará apenas uma vez. A duração da gameplay é extremamente curta e dificilmente passa de 2 horas. Porém, você o encontra facilmente na maioria das plataformas: Mac, Mobile, Nintendo Switch e PC. O game também é uma escolha assertiva para aqueles que não têm familiaridade com jogos.

Veredito!
Pine: Uma História Sobre Perda não é para todos. Mas, para aqueles que procuram uma história madura, experiência curta, imersiva e emocionante, este game não vai te decepcionar!